monitoramento Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Orientações Gerais > Veja como manter seu ambiente de trabalho livre do Aedes
Início do conteúdo da página

Veja como manter seu ambiente de trabalho livre do Aedes

Publicado: Sexta, 08 de Abril de 2016, 19h37 | Última atualização em Quinta, 30 de Junho de 2016, 18h21

Construir um ambiente saudável e livre da ameaça é função de todos

Todos devem estar atentos aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, para não deixá-lo nascer. Esse cuidado também deve ser adotado no ambiente de trabalho, sobretudo porque o mosquito é mais ativo durante o dia, período em que a maioria das pessoas está trabalhando.

Por isso, a atuação de empresas e órgãos públicos e privados na elaboração de ações para engajamento dos trabalhadores como protagonistas é fundamental para o enfrentamento ao vetor. O combate ao Aedes aegypti deve ser incluído nas políticas de saúde e segurança das empresas. Também é importante traçar plano de ações, metas e acompanhamento das inciativas.

Com foco na eliminação dos locais em que possam acumular água, é recomendável que o plano de ação tenha ações de educação e mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras; combate aos focos do mosquito; e comunicação e informação.

Eliminação de focos do mosquito

O Ministério da Saúde criou o Plano Integrado de Ações para Combate ao Aedes aegypti. Todos os dias, uma força-tarefa formada por brigadistas, equipe de limpeza e trabalhadores em geral percorre o interior dos prédios do Ministério da Saúde e as áreas externas de seu entorno, com o objetivo de garantir ambientes sempre limpos e livres de focos do mosquito.

Para realizar a vistoria, toda semana a equipe segue um check list com 25 pontos a serem observados para não acumular água parada e se tornarem ambientes propícios para criadouros do Aedes aegypti. Além da eliminação de eventual água parada, os locais são limpos para a retirada de possíveis focos. A partir dos dados das vistorias, são produzidos relatórios de avaliação e definição de novas estratégias.

Veja locais que devem ser inspecionados para o combate ao Aedes aegypti na sua instituição. Cada empresa, entidade, órgão deve fazer ajustes para adaptar o check lista a sua realidade. 

Fim do conteúdo da página